27 de out. de 2010

Desafios de Salvador

Mobilidade e acessibilidade
"A principal carência na infraestrutura urbana está na mobilidade. O sistema viário estrutural promoveu a ocupação de áreas adjacentes, o que acaba levando os veículos para as vias principais, gerando enormes congestionamentos nos horários de pico. Somado a isso está a situação precária do sistema coletivo.
Para atender ao fluxo de pessoas que convergirão para a arena da Fonte Nova, o Governo da Bahia prevê um plano de investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão. A linha 1 do metrô, já existente, será ampliada e deverá atingir a capacidade de 250 mil passageiros/dia, com intervalos de três minutos entre os trens. A linha 2 do metrô vai interligar o aeroporto, o polo hoteleiro e o centro da cidade, e, quando finalizada, deve aliviar o tráfego das rodovias BA 093 e BR 324.
Também está prevista a reestruturação da rede atual de percursos do Sistema de Transporte Público de Salvador e a realocação de estacionamento públicos e privados. O trem suburbano deverá ser prolongado até Campo Grande, dando acesso também ao Terminal Turístico Portuário de Salvador. Haverá ainda a execução de passarelas e viadutos."




Opinião:


Se a copa fosse hoje, a cidade de salvador não teria condições de sediar-la. São varios problemas que podem ser citados, em horario de pico são varios pontos de engarrafamentos que param a cidade, o sistema de transporte publico deixa a desejar, e o metrô, muitos anos de construção e ainda não foi inaugurado, e são apenas 6 Km de linha. Um grande desafio da cidade de Salvador é a constrção de um estádio padrão Fifa. A velha Fonte Nova foi implodida, e será reconstruida uma NOVA FONTE NOVA para pouco mais de 44.000 lugares. A proposta é queo estádio fique pronto no final de 2011, mais há quem diga que o estádio só ficará pronto bem proximo da copa, não sendo utilizado nem na Copa das Confederações, que será realizada em junho de 2013. E notório que o governo vem fazendo novas obras de infraestrutura para melhorar cada vez mais a cidade, mais, com as recentes obras que ainda não foram concluidas, como o metrô, fica uma duvida no ar, estará Salvador pronta para receber a Copa do Mundo de 2014?
Com investimentos do governo público e investimentos privados, podemos sim acreditar que não só Salvador, mais o Brasil estará preparado para receber a Copa.


A/C Nilo

21 de out. de 2010

A copa agora é nossa!

A copa do mundo de 2014 será a 20º edição do evento. No dia 30 de outubro do ano de 2007 a FIFA enfim divulgou a cidade sede, o BRASIL, depois de 36 anos, trazendo a copa para o continente da América do Sul sendo essa a 5º vez que a copa será no continente. A escolha das sedes se daria um pouco depois, no dia 31 de maio de 2009. Inicialmente eram 18 cidades candidatas no total, sendo escolhidas 12 para serem sedes da copa.